Brasil
10h15 27 Junho 2023

Combustíveis devem ficar mais caros após aumento dos impostos

Por Priscila Pedroso - TV KZ
© twenty20photos

A partir do próximo sábado (1°), os consumidores brasileiros deverão sentir no bolso o impacto do aumento dos impostos federais sobre a gasolina e o etanol. Essa alta na tributação ocorre logo após a Petrobras ter anunciado uma redução de R$ 0,13 por litro no preço da gasolina para as distribuidoras, na semana passada. No entanto, o aumento previsto para o início de julho é de cerca de R$ 0,22 por litro para ambos os combustíveis.

Embora a estatal tenha promovido uma redução no valor da gasolina anteriormente, a tendência agora é que o preço do combustível fique acima do praticado, já que o aumento da tributação será maior do que a redução proporcionada pela Petrobras. Com isso, os consumidores deverão enfrentar um cenário de elevação dos preços nas bombas de combustíveis em todo o país.

O aumento dos impostos federais sobre a gasolina e o etanol pode ser explicado como uma medida do governo para aumentar a arrecadação e equilibrar as contas públicas. A tentativa do governo federal para essa elevação tributária foi a necessidade de aumentar o recebimento sem cortar gastos.

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM